Pages

28/12/2013

Instrumentos de Trabalho - Sala dos 5/6 anos

 Diariamente preenchemos estas tabelas, desde a sala dos 3 anos. Sendo que o grau de dificuldade das mesmas foi aumentando de ano para ano.
 O calendário faz parte da nossa rotina desde a sala dos 4 anos. Foi um ótimo instrumento de trabalho para a aquisição de alguns conceitos e algumas noções, como a existência de meses,conhecer os números para além do número 10, a sequência dos dias da semana, entre outros.
 Sendo um tema trabalhado já pelo terceiro ano e visto que já dominam as estações do ano com facilidade, decidi elaborar este "relógio", onde se podem explorar várias noções: sequência das estações, quais as características da paisagem e qual o vestuário utilizado.
 Sem dúvida que é um excelente instrumento de trabalho. Todas as semanas, na segunda-feira, preenchemos este quadro através de uma análise e avaliação de como correu a semana anterior. Portanto, realizam as tarefas as crianças que o mereçam, sendo a tarefa encarada como um prémio, de bom trabalho/comportamento/etc. 
 O mapa dos aniversários permite de uma forma sequencial organizar os diferentes meses do ano. Na minha opinião, quanto mais simples for, melhor será para a compreensão do grupo, é importante que os meses estejam bem visíveis, fáceis de distinguir uns dos outros, ou por cores/tamanho... é importante que haja uma lógica, uma sequência, optei por fazer a ordem do ano letivo, no lugar de fazer pelo ano civil.
 Os números estão presentes na parede o ano inteiro, para que os possam observar sempre que necessário para a concretização de algumas atividades.
O abecedário (com letra manuscrita) é iniciado na sala dos 5 anos, visto que já dominam bem as letras maiúsculas e minúsculas da letra simples (semelhante ao Comic Sans).

Sem comentários:

Enviar um comentário