Pages

26/03/2011

Os sentidos

Ao longo do mês de Janeiro, os Patinhos desenvolveram um projecto sobre os sentidos com o intuito destes tomarem consciência do que são capazes de fazer com os olhos, nariz, boca, ouvidos, mãos.



O primeiro sentido que foi explorado foi o olfacto, onde as crianças tiveram a oportunidade de cheirar flores, perfume, sabonete, canela, café... Foi uma experiência interessante e no geral todos eles recorreram ao nariz deixando as mãos para segundo plano, o que na maioria das vezes é logo a primeira tentação. Após a exploração fomos à procura de "narizes" nas revistas para posteriormente colarem
no trabalho. Todos eles foram capazes de identificar nas revistas, já a colagem, como era de esperar era uma tarefa mais complicada, teve de ser feita com a a ajuda do adulto.











O segundo sentido a explorar foi a visão, coloquei alguns objectos dentro de uma caixa e um a um foram tapando e destapando os olhos para os verem, como a bola, a garrafa de água, o pato, o livro. Tal como anteriormente, foram à procura de "olhos" nas revistas para depois colarem na imagem.
















O terceiro sentido a explorar foi o paladar, onde as crianças tiveram a oportunidade de experimentar alguns alimentos. Nestas idades o paladar é frequentemente utilizado para conhecer elementos/objectos/brinquedos novos, intuitivamente a criança leva tudo à boca. A maioria experimentou todos os alimentos sem receio, sendo que gostaram de alguns e
de outros fizeram uma pequena careta :-p. Saboreámos farinha, açúcar, sal, limão e mel.
Também procurámos "bocas" nas revistas para colarmos numa imagem.



O quarto sentido, foi o tacto e foi explorado em dois dias distintos. No primeiro dia vimos um livro sensitivo adequado a estas idades, onde têm a oportunidade de explorar as mais variadas sensações. No segundo dia fizemos massa colorida (massa de pão com corante) para brincarmos.







Por fim, o último sentido a ser explorado foi a audição. Aproveitei este sentido para introduzir o nome de alguns animais e seus respectivos sons. Observámos um Power Point, onde aparecia a imagem dos animais e seus sons, como era de esperar, concentração total por parte de todo o grupo. Desta vez já não procurámos "orelhas" mas sim com a pontinha do nosso dedo, desenhámos as orelhas na imagem de um menino.


As imagens utilizadas para os trabalhos onde as crianças colaram "olhos", "narizes", "bocas" etc. correspondiam a imagens de crianças de diferentes culturas, permitindo assim um contacto visual com a diversidade, visto que é o tema do nosso Projecto Curricular de Escola, tema esse que foi iniciado em Fevereiro.

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    Gostei muito do blog, das ideias que acabaram por me dar ideias também:-) Obrigada pela partilha Maria A

    ResponderEliminar
  2. Olá! :-) Quando criei o blog a ideia foi essa mesma, partilhar as minhas ideias. Quanto mais pessoas partilharem ideias, mais criativo pode ser o nosso trabalho ;-) há inúmeras formas de trabalhar o mesmo tema, muitas cabecinhas a pensar é sinónimo de novidade constante. Obrigada
    Beijinhos Ana Grave

    ResponderEliminar