Pages

16/02/2010

Sombra Chinesa - realizado com ambas as salas


Já alguma vez realizaram sombra chinesa com o vosso grupo ou até mesmo com o seu filho? Pois se não o fizeram, aconselho vivamente, é algo que os encanta do princípio ao fim ;-) Pois foi o que fiz com as "minhas" Tartarugas e Conchinhas.

Primeiro tive que escurecer toda a sala, depois arranjei um foco de luz e por último, e o mais importante, arranjei um fantoche. O mesmo era a cara de um gato feito com vários materiais (pega, 2 bolas de ping-pong, limpa cachimbos, guardanapos, entre outros). Optei por não contar nenhuma história, fiz uma pequena dança com o fantoche ao longo do lençol e por momentos o mesmo espreitava fora do lençol e miava. A dança foi feita ao som de um clássico de sempre "A Máquina de Escrever" de Leroy Anderson. Encontrei esta melodia num CD à venda na Fnac "Os clássicos mais divertidos". É um CD bastante interessante para ser explorado com crianças das mais diversas idades e das mais diversas formas.

Acho importante que percebamos,enquanto profissionais ligados à educação, que as crianças devem ouvir de tudo um pouco, pois existe sempre a tendência de explorarmos com elas só músicas infantis, o que é errado e pode tornar-se cansativo para as mesmas. Aliás existe um estudo que comprova, que as crianças preferem ouvir músicas cantadas por vozes adultas, do que ouvir aqueles CDs de colecções infantis, que são cantados por crianças.

1 comentário:

  1. Ola Ana, gostei muito do teu blog, tem actividades muito interessantes do ponto de vista educativo. Convido-te a visitar os meus espaços:
    www.continuobuscando.blogspot.com
    www.fofosdebelas.blogspot.com

    continuação de bom tarbalho!

    ResponderEliminar