Esta actividade surgiu no contexto da leitura de uma história que abordava a elaboração de uma árvore de Natal. Mais uma vez, os meus pequenos surpreenderam-me à grande ;-) Primeiro pintaram as árvores e depois entreguei a cada um uns quantos círculos feitos em papel autocolante e dois presentes com o objectivo de trabalhar as noções "dentro" e "debaixo".
Pages
27/12/2009
O Pai Natal (sala 2 anos)
Sim, é um trabalho de uma criança de 2 anos, parece mentira, mas eles pintam lindamente :-) Foi uma pintura orientada, isto é, inicialmente pedi que pintassem apenas o chapéu do Pai Natal e depois o nariz. Depois "brincámos" com o algodão e de seguida colámos no local indicado, a colagem já foi feita com um maior auxilio, mas como se tratava de uma imagem grande foi uma tarefa concretizada com sucesso! ;-)
O Pai Natal (sala 1 ano)
26/12/2009
Canção de Natal
Aqui estão as estrelas que as crianças levaram para a actuação da festa. Quer dizer, tiveram que sofrer umas alterações, visto que com os ensaios acabaram por saltar alguns olhos bem como os guizos que faziam de nariz. Acabei por desenhar os olhos e atei o guizo com lã, de forma a impedir a ingestão de um destes objectos. No meio de tanta estrela, não é dificil adivinhar qual foi a canção :-)
Aqui fica a partilha (facil e pequenina)
"Brilha, Brilha"
Brilha, Brilha
Lá no céu
A estrelinha que nasceu
Logo outra surge ao lado
E o céu fica iluminado
Brilha, Brilha
Lá no céu
A estrelinha que nasceu
Postal de Natal
A acompanhar o presente, como é costume, realizámos um postal de Natal. Pintámos as mãos das crianças, com três cores, como podemos observar no postal. Como devem calcular, a tarefa não foi muito fácil, pois a tendência das crianças era fechar a mão e assim misturavam a tinta. Mas assim que viam o resultado no postal, ficavam a olhar com ar de muito espantadas :-) No interior do postal, os pais encontraram a letra da canção que os filhotes apresentaram na festa de Natal.
O presente de Natal
Aqui fica a partilha do presente que as crianças levaram para casa. Cada criança levou duas figuras para pendurar na sua árvore de Natal. Estas foram feitas com massa de modelar branca, a mesma pode ser explorada livremente pelas crianças. Depois de seca (ainda levou uns 4 dias) pode ser pintada com tinta de guache e decorada a gosto, neste caso a mão do adulto deu uma ajuda. É importante lembrar, que enquanto a criança explora este material e outros deve sempre ser supervisionada (sobretudo nestas idades), visto que a forma que ela muitas vezes encontra para conhecer os materiais é através do paladar.
19/12/2009
Canção de São Martinho
A Lagartinha que nos acompanha para todo o lado
Devido à necessidade sentida tive que criar, logo nos primeiros dias, uma lagarta, isto é, um tubo decorado para que as crianças se deslocassem de um lado para o outro. Como a sala ainda fica distante do refeitório, achei que seria a melhor estratégia, e até agora tem sido um óptimo recurso! Para quem ainda não trabalhou com estas idades (principalmente com a sala dos 12 meses), pode questionar-se e "porque não dão as mãos?" e "porque não fazem um comboio"? Pois é, nestas idades é um pouco complicado, ainda estão muito viradas para elas mesmas e algumas não gostam de dar as mãos a outras crianças.
No entanto, e como era de esperar, já sinto uma evolução neles, mais tarde ou mais cedo, os mais crescidos começarão a fazer o comboio. ;-)
11/12/2009
Matemática com as folhas de Outono
Só agora foi possível publicar estas imagens, visto que me tinha esquecido de tirar fotografia a este trabalho que realizámos. Como já tinha referido, tinha pedido colaboração aos pais para que estes apanhassem folhas com as crianças, e como a participação dos mesmos foi um verdadeiro sucesso, surgiram folhas de todos os tamanhos, formas e cores. Como tal, decidi (com o grupo de dois anos) trabalhar uma destas características, o tamanho. Pegámos em todas as folhas que tinhamos e brincámos com o conjunto das folhas grandes e com o conjunto das folhas pequenas. No fim realizei um registo, com a ajuda das crianças, sobre esta actividade.
Posso afirmar que fiquei admirada com a facilidade com que as crianças fizeram esta actividade :-) São uns verdadeiros génios!
Dia das bruxas - prenda
Fica aqui a partilha da prenda que levaram para casa no "Dia das Bruxas", docinho de abóbora! A crianças decoraram o frasco com os seus dedos e ajudaram a fazer o postal com a técnica das bolinhas de tinta.
Técnica
Materiais: tinta, água, detergente da loiça, papel, palhinhas
Como fazer: mistura-se uma porção de tinta e detergente para 3/4 de água. Depois de estar tudo misturado, sopra-se com a palhinha contida dentro da mistura, e aí surgem as bolinhas de sabão. Sobre as bolinhas passa-se com o papel de forma a tocar nas mesmas. Repete-se o gesto as vezes necessárias até o papel ficar com o efeito desejado.
Claro que com crianças destas idades, tem de ser o adulto a soprar, no entanto não deixa de ser um momento mágico, pois é uma técnica que as crianças adoram, sobretudo quando têm a oportunidade de tocar nas bolinhas. Esta técnica já é possível de ser realizada com crianças a partir dos 4 anos, desde que muito supervisionadas e uma de cada vez, de forma a evitar ingestão de tinta.
Higiene oral
Com os mais pequeninos (sala de 1 ano), optei por explorar imagens das mais diversas situações sobre a higiene. Claro que também cantámos a canção da higiene oral, visto que eles têm uma reacção muito positiva a canções, como seria de esperar :-). Como trabalho de expressão plástica, optei por fazer pintura de uma imagem de um dente, sobre uma folha azul para evidenciar a cor branca. Esta pintura foi orientada de forma a que as crianças pintassem dentro da imagem, no entanto, é de referir que também é de extrema importância (sobretudo nesta idade) deixá-los pintar à vontade, ou melhor deixá-los sujar-se à vontade sem limites, conforme a intencionalidade da actividade.
A nossa canção sobre a higiene oral
Encontrei esta canção algures num blog (peço desculpa à autora mas já não sei onde foi), e achei bastante apropriada para a situação :-) visto que de uma forma lúdica explorámos o tema em questão, sim porque as aprendizagens (principalmente na faixa etária da creche e do jardim de infância) devem ser conseguidas através de uma forma divertida e activa.
A higiene oral
Quando abordámos no power point a higiene oral, decidi trabalhar com o grupo de dois anos, os objectos necessários para a lavagem dos dentes, bem como a sequência da lavagem com os mesmos. Para consolidar os conhecimentos, cada criança pintou a ficha apresentada.
A seguir apresento um documento onde se encontram as imagens utilizadas nesta ficha
A higiene das mãos
Após a primeira parte do power point, que abordava a higiene das mãos, decidi fazer um trabalho que consistia na pintura das mãos dos mesmos numa folha que continha a mensagem que devemos lavar as mãos muitas vezes durante o dia. Claro que a seguir à pintura lá fomos lavar as mãos ;-)
A seguir apresento a ficha
http://docs.google.com/Doc?docid=0AQ2H06q5SPsoZHI4ZHdtOF80ZjdxcGI5bTI&hl=en
Subscrever:
Mensagens (Atom)