Pages

25/02/2010

24/02/2010

Actividades de Enriquecimento Curricular


Têm surgido algumas modificações nas nossas rotinas, aproveito o blog para relembrar essas mesmas modificações:

Sala das Conchinhas

Segunda-feira: Expressão Musical - 9:30
Terça-feira: Actividades com a educadora
Quarta-feira: Actividades com a educadora
Quinta-feira: Ginástica 9:15-9:45
Sexta-feira: Actividades com a educadora

Sala das Tartarugas

Segunda-feira: Actividades com a educadora
Terça-feira: Expressão Musical 9:30
Quarta-feira: Inglês 9:30
Quinta-feira: Ginástica 9:45
Sexta-feira: Actividades com a educadora

Devido ao aumento do número de crianças no grupo das Tartarugas, vamos passar a ter a ginástica separados, isto é, primeiro têm as Conchinhas e depois as Tartarugas. Assim garantimos uma maior qualidade nas nossas aulas de ginástica ;-) e um maior apoio às crianças.

Palhaços de Carnaval elaborados pelos papás

Alice
Gabriel

Afonso


Guilherme R.



André


Guilherme R.




Rodrigo




Martim




Nickoláh



Francisco


Lara


Como é de extrema importância a relação escola-família, decidimos convidar os pais a participar numa actividade com os seus filhos, a mesma consistia na
decoração de um palhaço que mais tarde viria a ser exposto.

Como podemos observar, de um só palhaço obtivemos uma grande diversidade de resultados e todos eles maravilhosos! Obrigada papás por participarem nestas actividades que se tornam importantes na vida dos vossos filhos. ;-)








As nossas máscaras de Carnaval


Como prendinha de Carnaval, cada criança levou para casa, a sua máscara. Mais uma vez recorremos à colagem de materiais muito simples para evitarmos que os mesmos fossem ingeridos. Inicialmente pintámos a máscara com a ajuda das nossas mãos e depois fizemos bolinhas com papel crepe para colarmos na mesma.
Todos revelaram muito interesse em elaborar a sua máscara, mesmo as Conchinhas, pois já demonstram um grande interesse por pinturas.

23/02/2010

Exploração de uma revista com a ajuda da "Mimi" - sala 1 ano


A Mimi é uma pequena tartaruga (fantoche) que por vezes vem fazer uma visita à sala das Conchinhas! Gosta muito de cantar a canção do Bom Dia com os meninos e por vezes traz algumas surpresas! Desta fez veio com uma revista para mostrar aos meninos! Quando estava a mostrar, de um momento para o outro começou a rasgar páginas e páginas pelo ar, claro que foi gargalhada geral por parte do grupo. Depois de cada um ter a sua folha, começaram a rasgar a página aos bocadinhos. No final tínhamos a sala... cheia de papelinhos, mas claro que não foi problema, todos participaram na arrumação, todos apanharam os mesmos e deitaram para dentro do caixote do lixo, ajudando assim a Mimi a manter a sala limpinha!
Com esta actividades podemos trabalhar uma serie de noções, como o gosto por histórias contadas com fantoches, a motricidade fina ao rasgar o papel, a noção "dentro do caixote do lixo" e a noção da arrumação da sala após o término da actividade.

Nova técnica de expressão plástica - sala 1 ano


Após termos visualizado um livro com imagens da neve, pensámos "e que tal tocarmos na neve? sim neve!! mas neve de faz de conta" :-p e foi assim que fizemos!! brincámos com?? ESPUMA DE BARBEAR! E.... que fofinha que ela era! E muito macia!
Alguns meninos gostaram da sensação, outros ao início não acharam muita piada, ficavam a olhar para aquela "coisa estranha", mas aos poucos e poucos habituaram-se a esta nova sensação ;-) ´
Esta actividade é muito rica para eles, pois podem explorar a espuma através dos vários sentidos: através do olfacto, pois a espuma tem um cheiro intenso, através da visão pois é uma verdadeira novidade e através do tacto, por ser uma textura totalmente nova.

21/02/2010

História "Vasco e a Corrida das Cenouras" - sala dos 2 anos



Depois de termos escutado a história e depois de termos sentido as páginas aveludadas do livro, fomos ajudar o Vasco a colocar 1 cenoura no carrinho de mão.
Escolhi este livro, por apresentar imagens muito atractivas e aveludadas (as crianças adoram esta característica nos livros). Tive que resumir a história por palavras minhas, para não se tornar por muito extensa, visto que este livro é aconselhado para crianças mais velhas.
O tema principal, foi o valor do trabalho em equipa, "o Vasco só conseguiu apanhar todas as cenouras, graças à ajuda dos amigos". Penso que este tema deve ser explorado com estas idades, visto que as crianças ainda se encontram na fase do egocentrismo, característico destas idades. Contudo, desde o início do ano lectivo, já noto uma certa evolução, as maioria das brincadeiras são realizadas em grupo e a arrumação dos brinquedos também já é feita em grupo.

19/02/2010

Grafismos - Sala 2 anos

Aqui está uma actividade em que os meninos me surpreenderam! Primeiro começaram por pintar com canetas de feltro, as nuvens, depois com a tinta e a ponta do dedo seguiram a direcção da chuva. Esta actividade é muito importante para adquirirem destreza no traço vertical, só mais tarde virá o traço horizontal.

O Círculo - Grupo dos 2 anos


Decidi, tendo em conta o desenvolvimento do grupo, introduzir a forma "O Círculo". Para tal recorri a imagens de objectos circulares bem como a objectos que estavam na sala. Depois de observarmos vários exemplos passamos então a um trabalho para consolidarmos a nova aprendizagem. Consistia na pintura do objecto que tinha a forma circular.
Segundo alguns papás o feedback tem sido bom :-) pois já referiram a palavra " círculo" em casa!

16/02/2010

Sombra Chinesa - realizado com ambas as salas


Já alguma vez realizaram sombra chinesa com o vosso grupo ou até mesmo com o seu filho? Pois se não o fizeram, aconselho vivamente, é algo que os encanta do princípio ao fim ;-) Pois foi o que fiz com as "minhas" Tartarugas e Conchinhas.

Primeiro tive que escurecer toda a sala, depois arranjei um foco de luz e por último, e o mais importante, arranjei um fantoche. O mesmo era a cara de um gato feito com vários materiais (pega, 2 bolas de ping-pong, limpa cachimbos, guardanapos, entre outros). Optei por não contar nenhuma história, fiz uma pequena dança com o fantoche ao longo do lençol e por momentos o mesmo espreitava fora do lençol e miava. A dança foi feita ao som de um clássico de sempre "A Máquina de Escrever" de Leroy Anderson. Encontrei esta melodia num CD à venda na Fnac "Os clássicos mais divertidos". É um CD bastante interessante para ser explorado com crianças das mais diversas idades e das mais diversas formas.

Acho importante que percebamos,enquanto profissionais ligados à educação, que as crianças devem ouvir de tudo um pouco, pois existe sempre a tendência de explorarmos com elas só músicas infantis, o que é errado e pode tornar-se cansativo para as mesmas. Aliás existe um estudo que comprova, que as crianças preferem ouvir músicas cantadas por vozes adultas, do que ouvir aqueles CDs de colecções infantis, que são cantados por crianças.

08/02/2010

Pista de carros (sala dos 2 anos)



Chegámos à conclusão que estava a fazer falta uma pista de carros na nossa sala :-p e por isso metemos mãos à obra. Cada casa tem a foto de uma criança, ou seja, "faz de conta" que é a casa dessa mesma criança. A casa maior representa o colégio, podem assim passar a realidade para as brincadeira deles.

Exploração livre da Lã (sala de 1 ano)

Para quem não sabe, colocar novelos de lã nas mãos de crianças destas idades, é uma verdadeira maravilha! Primeiro sentei todas as crianças no tapete para a canção do "Bom Dia". Depois peguei numa flauta, num lenço e em novelos de lã (um de cada vez). Escondia o novelo debaixo do lenço, tocava na flauta e quando o som parava, largava pela sala o novelo tapado com um lenço e esperava a reacção das crianças. Repeti o gesto várias vezes até ter um novelo para cada criança. Cada uma explorou o mesmo à sua vontade, até que.... tinha a sala tipo teia de aranha :-p
Foi uma actividade bastante simples mas rica em termos sensitivos. ;-)

Fantoche ao som do poema "O Gafanhoto Canhoto"

Esta actividade foi realizada em ambas as salas, consistiu numa dança do gafanhoto, ao som do poema "O gafanhoto canhoto" presente no CD e livro ANDAKIBEBE.
Desde já, aproveito para elogiar este livro que vem acompanhado do respectivo CD. Contém muitos poemas que são explorados através de diferentes entoações. Só a simples entoação é suficiente para chamar a atenção das crianças. Gostei muito de realizar esta actividade, visto que obtive um feedback muito positivo por parte das crianças, ou seja, atenção total! :-)